top of page

Campos Gerais é representado em workshop de comunicação da FBHA

Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação reuniu assessores de imprensa de todo Brasil para discutir a comunicação sindical e como fortalecer as entidades


Evento contou com representantes de diversas partes do país | foto divulgação

Entre os dias 29 e 30 de maio, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) realizou, no Rio de Janeiro, o 1º Workshop Comunicação Sindical com os assessores de imprensa dos Sindicatos representados por ela.


O tema do encontro foi “Como fortalecer a imagem dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar” e contou com palestras, oficinas e visitas técnicas às estruturas do Sesc, Senac, CeTur e Museu do Comércio, dando uma compreensão geral do Sistema Comércio.


Wilian Ferreira, diretor da Yukê Comunicação, agência responsável pelo relacionamento com a mídia do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais (SEHG) esteve no evento representando a região.

No workshop, o jornalista pode aprimorar conhecimento e trocar ideias sobre a comunicação em cada Sindicato.


“Encontros como esse fortalecem o setor e nos mostram as possibilidades com os parceiros e que as dores são compartilhadas, mas que todos estamos em busca de uma solução para tornar o mercado de hospedagem e alimentação cada vez mais forte”, pontua.

Daniel Wagner, presidente do SEHG, comenta que essas oportunidades de reunir experts em comunicação para aprimorar conhecimento são fundamentais para o setor.

“São nesses encontros que novas ideias surgem, onde é debatido o que tem sido feito e seus resultados e como é possível melhorar a visibilidade positivas dos Sindicatos”.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação, deu as boas-vindas aos 15 participantes e o bate-papo foi mediado pelo coordenador de Comunicação da Federação, Flávio Resende. O jornalista apresentou a estrutura e os produtos de comunicação da entidade e as ideias de melhorias de processos e estratégias.


A primeira parte do evento contou com uma palestra de Elienai Câmara, chefe de Gabinete e Gerente de Comunicação da CNC, que apresentou a estrutura de Comunicação do Sistema CNC e seus desafios em 2023. Em seguida, o advogado Dr. Ricardo Rielo falou sobre o papel da assessoria jurídica para os sindicatos e como o trabalho nesta área pode contribuir para fortalecer a comunicação dos filiados.


“Utilizar mídias sociais, site e novas tecnologias são fundamentais para manter uma comunicação ativa e atualizada, fortalecendo e unindo a categoria. Neste evento buscamos ajudar nossos sindicatos a investir e profissionalizar mais a comunicação”, comenta Flávio Resende, coordenador de Comunicação da FBHA.

À tarde, algumas oficinas foram apresentadas aos participantes que, juntos, colaboraram e apresentaram soluções para variados casos e vivências no âmbito sindical.


Na terça-feira (30), aconteceu uma visita técnica às estruturas do Sesc, Senac, CeTur e Museu do Comércio, localizados no Rio de Janeiro. Os participantes puderam ver de perto e conhecer melhor a estrutura de comunicação dessas entidades tão importantes para o Sistema Comércio.


Alexandre Sampaio pontuou que o evento foi satisfatório e deverá seguir com novas etapas de conhecimento.

“A ideia é promover o evento anualmente, aprofundando os conteúdos e capacitando os assessores de comunicação para o fortalecimento da categoria, como um todo. Agradecemos a colaboração dos assessores para este momento rico e de tantas trocas”, comenta Sampaio

Comentarios


bottom of page