2020 foi marcado por ações do Sindicato a favor dos associados e da manutenção de empregos

No ano, o Sindicato também se reposicionou, alterando seu nome e logomarca, lançando um site e recebendo novos associados


foto de uma reunião com 6 pessoas
Reunião com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa foi uma das ações para ajudar os associados | Foto divulgação

Em 2020, o Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais (SEHG Campos Gerais) realizou diversas ações em prol dos associados do setor hoteleiro e de gastronomia, visando evitar falências e demissões em massa.


Em um ano atípico por causa da pandemia de Covid-19, a instituição buscou maneiras de amenizar o impacto da pandemia no setor e assinou, junto ao Sindicato Laboral, um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020.

foto do presidente do Sindicato, Daniel Wagner
Daniel Wagner, presidente do Sindicato

Para o hoteleiro, Daniel Wagner, presidente do SEHG Campos Gerais, essa ação fez os prejuízos serem menores.



“Pensamos nas empresas e na sociedade, pois queríamos que a pandemia causasse a menor perda possível, evitando assim, empreendimentos com anos de história em nossa cidade fechando as portas e pessoas sem emprego”.

Entre as mudanças do termo aditivo estão a postergação do início do pagamento das diferenças salariais para o período após o fim da pandemia, possibilidade de suspensão dos contratos de trabalho por 1 a 5 meses, redução da jornada de trabalho em até 25% com redução de salário proporcional sempre respeitando o valor/hora do piso salarial, entre outros.


Além disso, o Sindicato participou de reuniões importantes para proteger o setor, como prefeituras e órgãos representativos, como a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.


Uma das reuniões foi com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para opinar sobre os decretos municipais, evitando proibições prejudiciais aos restaurantes e bares, trazendo assim segurança aos clientes e empresários.


Reunião com a Prefeitura de Carambeí

Outra reunião importante foi com a Prefeitura Municipal de Carambeí visando possibilitar a reabertura das casas de tortas, impedidas de atender presencialmente há dois meses. Como resultado, foi criado um Termo de Ajustamento de Conduta para possibilitar que as empresas voltassem a receber clientes.


Qualificação

Em 2020, o SEHG fechou uma parceria com o Senac, para oferecer diversos cursos gratuitos através do sistema de educação à distância.


Já para os associados, o Sindicato fechou uma parceria com o Sebrae no “Acelera Digital Turismo”, que contava com 10 vagas exclusivas e incluía mentorias pra entender a maturidade digital do negócio, traçando ações para se tornarem mais visíveis digitalmente.


Novos associados

E, apesar da crise causada pela pandemia, novos associados começaram a fazer parte do Sindicato, como a Hamburgueria 13, Donna Pizza Pub, Brigata Pizzaria e Bourbon Ponta Grossa Convention.


Segundo Jefferson Vidal, gerente geral do Bourbon, a união de forças é essencial. “No atual momento que estamos enfrentando na economia do país, torna-se cada vez mais importante o fortalecimento das entidades sindicais patronais, na defesa e representação do direito coletivo, interferindo muitas vezes para melhorar as condições das empresas com propostas e projetos de leis facilitando os entraves e dificuldades do setor.


O mesmo afirma Charles Chucrallah Ojaimi, sócio da Donna Pizza e Pub. Segundo ele, ser associado ao sindicato fortalece uma categoria representativa: “Este fortalecimento, traz frutos de melhores negociações com o governo, entidades e empresas em geral. O pensamento de sermos associados ao sindicato tem a finalidade de termos uma entidade que nos represente com mais força, em todo o âmbito (...). pois é a soma de forças que traz resultados positivos para um grupo unido”.


E os associados com mais tempo de participação no Sindicato abraçam a causa e indicam aos colegas empresários a associação ao SEHG Campos Geras, caso do Josnei de Matos, sócio proprietário da Brigata Pizzaria, que se associou após uma indicação. “Acredito no fortalecimento do nosso setor, negociação justa nas convenções coletivas, apoio jurídico, representatividade em massa do setor e network”, finaliza.