top of page

Após reunião com a prefeitura, casas de tortas voltam a atender presencialmente em Carambeí

Decreto municipal permitia atendimento apenas por delivery e drive-thru

Apoiar associados e buscar ações que os ajudem, principalmente durante a pandemia de Covid-19, faz parte da missão do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais (SEHG) e foi exatamente isso o que aconteceu em 12 de agosto quando a entidade se reuniu com a Prefeitura Municipal de Carambeí.



O encontro virtual aconteceu após a solicitação do associado Frederica’s Koffiehuis que buscava uma maneira de voltar com seu atendimento presencial, impedido por um decreto municipal durante dois meses.


Segundo o hoteleiro Daniel Wagner, presidente do Sindicato, a conversa é a melhor maneira para buscar ações que favoreçam os associados e também respeitem as determinações dos órgãos municipais.


“A intenção da reunião era entender o que impedia a prefeitura de autorizar os estabelecimentos a abrirem e como a volta do atendimento poderia acontecer”, comenta o presidente

Acompanhado da assessora jurídica do SEHG, Stella Malucelli, e do diretor administrativo do Frederica’s, Christian Dykstra, foram discutidas ações que viabilizassem o atendimento e apresentados exemplos adotados em outras cidades, como Ponta Grossa, como as sugestões poderiam ser aplicadas em Carambeí.


Após o debate, ficou definida a criação de um Termo de Ajustamento de Conduta entre as empresas da cidade para ser apresentado à gestão municipal. Para Christian, “a intermediação do sindicato acabou por facilitar um diálogo com a prefeitura, que possibilitou a flexibilização do decreto municipal para abertura parcial das casas de Tortas de Carambeí”.


Frederica's Koffiehuis estava há dois meses sem atendimento presencial, o que fez a receita cair em 90%

Segundo Dykstra, a conquista foi essencial e importante por possibilitar a retomada das atividades após mais de dois meses atendendo apenas por delivery.

“A união das empresas, composta por empresários experientes do setor, junto a um Sindicato bem estruturado, acabam refletindo positivamente no desenvolvimento e economia da região”, ressalta Christian

Para Daniel, apesar de ser uma demanda de um associado, todas as casas de tortas de Carambeí se beneficiaram. “Nossas ações tem um efeito dominó, onde uma mudança na CCT, termo aditivo, uma reunião com órgãos municipais ou mesmo participação em uma campanha, refletem em todos as empresas do setor”, enfatiza.

bottom of page