top of page

FBHA apresenta sugestões à Comissão de Turismo da Câmara

Texto: Panrotas

Na última terça-feira (16), o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, esteve presente na videoconferência realizada com o novo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, João Carlos Bacelar (Pode-BA). Na ocasião, os representantes do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também marcaram presença.


Alexandre Sampaio, presidente da FBHA | Foto divulgação

O encontro teve o intuito de apresentar ações para impulsionar o Turismo nos estados, tomadas a partir de uma avaliação junto com empresas e instituições do setor, na construção de uma agenda única nacional. Além disso, a reunião buscou apresentar outras estratégias para mitigar os impactos advindos da crise provocada pela covid-19.

PANROTAS /Divulgação “Queremos construir, de modo participativo com os stakeholders, 27 documentos de orientação ao poder executivo local, sobre as prioridades para o desenvolvimento do Turismo sustentável e ações de curto prazo para fazer frente aos desafios, considerando um norteamento estratégico para médio e longo prazos. E nada mais consonante do que apresentar à Casa de Leis, em especial a comissão que legisla em favor do turismo brasileiro”, conta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, diretor da CNC e responsável pelo Cetur.


Sampaio defende que é necessário trabalhar pelo Marco Regulatório dos Jogos (PL nº 442/91) como uma saída para fomentar o Turismo, uma vez que o setor hoteleiro pode integrar os cassinos sem seus resorts.


RETORNO E NOVIDADES

Para o deputado Bacelar, o plano estratégico é positivo para o setor e vai ao encontro das suas prioridades na Comissão de Turismo. De modo geral, analisar as tendências, identificar oportunidades e conhecer os pontos críticos para a retomada do segmento nos estados são os principais pontos defendidos na linha de atuação integrada.


“Nossa intenção é construir as bases para a retomada do Turismo no país, transformando essa comissão num centro de pensamentos do turismo brasileiro, como um pilar de sustentação do ponto de vista teórico e legislativo, mais modernos, mais realista, junto com o meio acadêmico, as organizações, a sociedade civil, estados, municípios e entidades. E esse planejamento do Cetur tem grande relação com o papel da comissão. Importante que continuemos parceiros para capitalizar todas as grandes ideias para o turismo brasileiro”, enfatizou o deputado.


Bacelar irá propor um requerimento de audiências com integrantes da Caixa Econômica Federal, junto com os ministérios da Economia e Turismo, para debater sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), cujo aval do governo foi apresentado recentemente, com a prorrogação do início dos pagamentos dos auxílios para o empresariado.


A demanda foi pautada pelo Cetur que, por sua vez, solicitou apoio da Comissão junto à Caixa Federal. Além disso, o deputado sugeriu, na videoconferência, a realização de uma agenda com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados para tratar as demandas prioritárias para o setor.

bottom of page